Linux

Linux by Grossmann

Artigos

Veja aqui alguns artigos que eu traduzi ou produzi. A menos que explicitado, todo o material aqui pode ser redistribuído sem qualquer ônus, nos termos da OpenContent Licence (OPL).


  Segurança  
Detecção de Invasão

Tradução de Intrusion Detection, de Lance Spitzner, explicando como detectar uma invasão no seu Linux. Versão texto.

Protegendo seu Linux

Tradução de Armoring Linux, de Lance Spitzner, explicando como proteger o Linux contra invasões (ou em versão texto).

Firewall iptables em 10 minutos

Tradução de 10 minutes to an iptables-based Linux firewall, um artigo de Joshua Drake, o responsável atual pelo Linux Networking HOWTO, Linux PPP HOWTO, e o Linux Consultants HOWTO.

Firewalls iptables dinâmicos

Tradução do artigo Common threads - dynamic iptables firewalls, de Daniel Robbins, Presidente e CEO da Gentoo Technologies, Inc., explicando como criar regras dinamicamente para lidar com problemas que estão acontecendo agora.

Como parar os crackers com o PortSentry

Tradução de How to stop crackers with PortSentry, do mesmo Joshua Drake.

Como saber se seu Linux foi invadido

Tradução de How to tell if your Linux box has been cracked, outro artigo do mesmo Joshua Drake.

Gnu Privacy Guard Tutorial, parte 1

Primeira parte do tutorial (Gnu Privacy Guard Tutorial, Part I) de Inoshiro sobre como utilizar o GnuPG para assinar/criptografar ou verificar assinatura/descriptografar mensagens e arquivos.

Gnu Privacy Guard Tutorial, parte 2

Segunda parte do tutorial (Gnu Privacy Guard Tutorial, Part II) de Inoshiro sobre como utilizar o GnuPG.

Protegendo Comunicações com o OpenSSH

Tradução de Secure Communications with OpenSSH, de DJBongHit (não me pergunte), explicando como utilizar o OpenSSH para fazer conexões seguras pela Internet.

HOW-TO: chroot em daemons e processos do sistema

Tradução de Chrooting daemons and system processes HOW-TO, um artigo que explica como colocar um daemon em uma jaula chroot.

Configurando uma Conta de Grupo Segura

Uma dica para quem quer trabalhar em grupos no Linux e precisa configurar um diretório que seja acessível a todos os membros do grupo. Faz parte das instruções de um departamento de uma universidade canadense. O artigo original pode ser conferido em http://www.ece.ubc.ca/~elec315/pgm/shared-accounts.html.

sudo

Tradução de um artigo de autoria de Sandra Henry-Stocker, explicando a importância de ter configurado o comando sudo para evitar logins como root em sua máquina. O artigo circulou na newsletter Unix System Administration (link para assinar a newsletter). Para conferir o conteúdo de edições anteriores, veja o arquivo de edições anteriores.

Usando o X Window System com Segurança

Tradução de artigo dando direções básicas sobre como utilizar o X Window System em um ambiente de rede de forma segura. Faz parte da "Unix System Security Checklist" da University of Washington.

Protegendo o X Window System

Tradução de artigo de John Fisher (citado no artigo acima), feito a pedido de uma agência do Governo dos EEUU, tratando de como proteger o X Window System em uma rede.

Curso Rápido de Segurança do X Window

Tradução de artigo explicando quais os problemas mais sérios de segurança do X Window System e como evitá-los. Deve ser seguido com critério, já que sugere uma prática que não é recomendada: o uso dos r-comandos (rsh).

Segurança no X Window System

Outro artigo sobre segurança no X, explicando como utilizar o MIT-MAGIC-COOKIE e o xauth. Cabe lembrar que é esta a temática dos artigos anteriores.

Usando o X de Forma Segura

Artigo que eu produzi, resumindo o conteúdo dos quatro artigos acima, e acrescentando informações sobre o ssh e o pam_xauth.

.
Conceitos de Redes HOWTO

Tradução do guia Networking Concepts HOWTO, de Rusty Russel, explicando conceitos básicos de rede e Internet. Para outros formatos, use o arquivo SGML original.

Filtros de Pacotes HOWTO

Tradução do guia Linux 2.4 Packet Filtering HOWTO, também de Rusty Russel, explicando como funciona o iptables. Outros formatos podem ser obtidos do arquivo SGML original.

NAT HOWTO

Tradução do NAT HOWTO, do mesmo Rusty Russel, explicando como fazer NAT usando o netfilter e o iptables. Outros formatos podem ser obtidos do arquivo SGML original.


  LDAP  
Uma introdução ao LDAP

Primeiro de uma série de artigos de Luke A. Kaines sobre o LDAP, publicado originalmente na The O'Reilly Network. O próximo artigo na lista é a continuação da série.

Primeiros Passos com o LDAP

Segundo artigo de Luke A. Kaines da série sobre o LDAP, explicando como migrar contas Unix para um diretório LDAP como o iPlanet Directory Server ou o Microsoft Active Directory. Apesar do artigo ser voltado para o Solaris, pode ser aplicado no Linux, além de ilustrar de forma didática o uso do LDAP.

Autenticação Linux Utilizando OpenLDAP, Parte Um

Primeiro artigo de uma série de dois, de David "Del" Elson, ensinando como implementar a autenticação de usuários usando o OpenLDAP.

Autenticação Linux Utilizando OpenLDAP, Parte Dois

Segundo artigo, explicando como configurar o PAM e NSS para usar o LDAP, bem como alguns tópicos sobre a segurança do OpenLDAP.


  Squid  
Instalando e Configurando o Squid

Primeiro artigo de Jennifer Vesperman sobre o Squid, ensinando como instalar e configurar um proxy-cache Squid.

Usando o Squid em Conexões Intermitentes

Artigo de Jennifer Vesperman (http://linuxchix.org/) informando como usar o Squid em conexões dial-up, dial-on-demand e outros tipos de conexões intermitentes.

Autenticação e o Squid

Artigo tratando de como configurar autenticação de usuário no Squid. Informa também como funciona a autenticação e aponta outras fontes para maiores informações. Da OnLamp.com Linux, um portal com artigos, tutoriais e dicas sobre o Linux, FreeBSD e Unix em geral.

Agrupando Caches Squid

Artigo explicando como organizar vários caches Squid em uma hierarquia para atender de forma mais eficiente as solicitações de páginas da web.

Proxy Transparente com o Squid

Mais um artigo do OnLamp, desta vez explicando como configurar um proxy transparente usando o Squid.


  Programação  

A série de quatro artigos de Peter Seebach, apresentando o Unix como uma arquitetura de componentes, pode ser conferida aqui:

A série de três artigos, de Daniel Robbins, do Gentoo Linux, sobre programação Bash em exemplos, pode ser conferida aqui:

Do mesmo Daniel Robbins, uma série sobre programação awk em exemplos:

Ainda de Daniel Robbins, uma série sobre programação sed em exemplos:

Dicas de boas práticas de programação shell
Duas dicas de Mo Budlong, que foram publicadas na coluna Unix Insider, do site ITworld.com, em setembro de 1990.
Tutorial de Ponteiros em C
Tutorial sobre ponteiros na linguagem C, de autoria de Ted Jensen, e parte da coleção SNIPPETS. O formato txt2tags original pode ser baixado aqui.

  Miscelânea  
Vim CookBook

Tradução de Vim CookBook, de Steve Oualline. Se o site não estiver no ar, uma cópia da página citada pode ser encontrada aqui.

Post-Mortem de uma Falha de Sistema no Linux

Tradução de http://www.oreillynet.com/pub/a/linux/2001/11/01/postmortem.html, um artigo de Jennifer Vesperman explicando o que fazer quando o Linux "morre".

User-Mode Linux

Tradução de artigo publicado na System Admin Magazine, tratando do User-Mode Linux, uma forma de rodar sistemas virtuais Linux dentro do próprio Linux.

Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente

Tradução do artigo How To Ask Questions The Smart Way, do Eric S. Raymond. Trata-se de um documento explicando como devem ser feitas as perguntas em uma lista de email ou newsgroup de forma a não ofender a inteligência ou menosprezar a capacidade dos outros participantes, e provocar respostas interessantes e úteis. Se o link acima estiver com problemas, há uma cópia neste site, aqui.

Como Relatar Bugs de Forma Efetiva

Tradução do How to Report Bugs Effectively, um documento dando dicas de como informar problemas de software para os programadores que o fizeram.

Um Breve Glossario Linux para Usuários Windows

Tradução do Glossário produzido e publicado no IBM developerWorks/Linux, na forma de arquivo PDF. Os termos foram intencionalmente deixados em inglês, para ajudar quem está estudando artigos e tutoriais sobre o Linux naquela língua.

Perguntas e Respostas sobre o Linux

Tradução do trabalho de Mark T. Chapman, tratando de várias perguntas (comuns ou não) sobre o Linux. Um pouco desatualizado (é de julho de 2000), mas uma boa referência sobre o Linux, principalmente para novatos.

Crítico de Código

Um artigo, uma homenagem póstuma, sobre John Lions, um professor australiano que revolucionou suas aulas ao usar o código fonte C de um sistema operacional `de verdade' em suas aulas, o UNIX.

O Maravilhoso Mundo do Linux 2.6

Um resumo das principais alterações e funcionalidades proporcionadas pela mais nova encarnação do kernel do Linux. Neste artigo, que já se tornou uma tradição toda vez que uma nova versão do kernel é lançada, Joseph Pranevich explica o que esperar da nova versão.



© 2001 César A. K. Grossmann
Esta página é OpenContent, e pode ser utilizada nos termos da OpenContent License.
1