Um Breve Glossário Linux para Usuários Windows

Um White Paper sobre o Linux

O que tudo isto significa?

Para usuários do Microsoft® Windows® que estão entrando pela primeira vez no mundo do Linux®, existem muitos termos novos para aprender. Este glossário explica brevemente o significado e importância de muitos dos termos, acrônimos, e abreviações comuns a produtos Linux (alguns destes termos não são específicos ao Linux, mas ainda assim podem ser novos para muitos usuários Windows). Este documento deve ajudar a diminuir alguma confusão em torno do Linux, entretanto, muitos termos comuns de hardware, software e comunicação não são incluídos aqui, porque podem ser facilmente encontrados em outros lugares.

Nota: no interesse de manter as definições curtas, algumas foram simplificadas. Elas não foram feitas para ser um tutorial profundo, mas apenas para fornecer uma explicação geral ao novo usuário.

Se uma palavra não for encontrada aqui, existem muitas outras fontes para acrônimos, abreviações, e termos gerais de computação (nem todos específicos ao Linux) que podem ser escolhidos. Como alguns termos provavelmente aparecem em algum dicionário, mas não em outro, e por que algumas definições podem ser mais claras ou mais compreensivas em uma fonte que em outra, aqui há uma seleção que pode ser escolhida, em ordem alfabética:

Nota: Se você está lendo este documento online com o Adobe Acrobat Reader, simplesmente clique no endereço Web sublinhado em azul para ir a estas páginas Web via seu Web browser.

Conteúdo

Termos Linux Comuns

A

Account Name
(N.T.: Nome de Conta) O mesmo que Login ID, User ID ou User Name. O nome atribúido a um usuário em um sistema UNIX/Linux. Múltiplos usuários podem ser criados em um sistema com nomes de conta úicos, caada um com níveis de acesso (permissões) variados. Após a instalação do Linux, nomes de contas são atribuídos pelo Superusuário, ou operador root.
AfterStep
Uma das várias interfaces de usuário (window managers). O AfterStep faz o Linux parecer e se comportar bastante como o NeXTSTEP, com melhoramentos. Para mais informações sobre o AfterStep, passe em www.afterstep.org. (Veja também Enlightenment, GNOME, KDE, e X Window System)
Awk
(Aho, Weinberger, e Kernighan) - Uma linguagem de programação útil devido à sua sintaxe de comparação de padrões, e geralmente utilizada para recuperação e tansformação de dados. A versão GNU é chamada gawk.
APM
(Advanced Power Management -- Gerenciamento Avançado de Energia) - Um padrão da indústria que permite ao processador e vários componentes do sistema entrarem em modos de economia de energia, incluindo suspender, dormir e desligar. O software APM é especialmente importante para dispositivos móveis, por que economiza energia da bateria.
Append Symbol
(Símbolo de apensar) - O caracter > do teclado, repetido (ou seja, >>). É geralmente usado para enviar a saída de um comando a um arquivo texto, anexando os dados ao fim do arquivo, em vez de substituir o conteúdo existente. Por exemplo, ls -a >> output.txt envia a listagem do diretório atual para um arquivo chamado output.txt, e acrescenta o mesmo ao fim do arquivo. A repetição do comando irá acrescentar mais dados ao fim do arquivo (veja também Piping Symbol e Redirection Symbol)
Archive
(Arquivo) - Um único e grande arquivo que contém múltiplos arquivos, geralmente compactado para economiza espaço de armazenamento. Geralmente criado para facilitar a transferência entre computadores. Formatos de arquivamento populares incluem o ARJ, TAR, ZIP e ZOO. Também é usado para designar a criação de um arquivo deste tipo.
ARJ
Uma ferramenta de compactação/arquivamento de arquivos popular, disponível no UNIX/Linux, DOS/Windows, e outros sistemas operacionais. Arquivos compactados desta maneira normalmente tem extensão .arj ou .ar.

B

Background Process
(Processo em Segundo Plano) - Um programa que está sendo executado sem entrada do usuário. Vários processos em segundo plano podem estar sendo executados em um sistema operacional multitarefa, como o UNIX/Linux, enquanto o usuário está interagindo com o processo de primeiro plano (por exemplo, entrada de dados). Alguns processos de segundo plano -- daemons, por exemplo --, nunca pedem entrada de dados do usuário. Outros estão em segundo plano meramente enquanto o usuário está ocupado com o programa que está sendo executado em primeiro plano atualmente.
Bash
(Bourne Agains SHell) - Uma versão melhorada do Bourne Shell (veja também Korn Shell).
BDF Fonts
(Fontes BDF) - Uma variedade de fontes mapeadas em bits para o X Window System (veja também Postscript Fonts e TrueType Fonts).
Beans
Componentes da arquitetura JavaBeans.
Beowulf
Uma rede de computadores relativamente baratos (incluindo PCs), potencialmente usando diferentes processadores e arquiteturas de hardware, unidos pelo Linux e software de sistema especial em um sistema massivo de computação paralela. O resultado final é um sistema capaz de computação de supercomputador a um preço muito menor. Este tipo de sistema é ideal paa tarefas de computação intensiva como modelamento meteorológico, por que os cálculos podem ser dividos entre dezenas, centenas, ou mesmo milhares de processadores separados todos funcionando simultaneamente. Algumas vezes é referido como sendo "Beowulf-class supercomputer" (supercomputador de classe Beowulf), ou super-cluster, ou hyper-cluster. Para mais informações sobre a tecnologia Beowulf, veja os seguintes artigos: www.linuxworld.com/linuxworld/lw-2000-04/lw-04-parallel.html, e http://www.ibm.com/press/prnews.nsf/Searchvw/3f4e88b102477aa5852568460067a52a.
Bin
Um diretório contendo programas executáveis, principalmente arquivos binários.
Binaries
(Binários) Código fonte que foi compilado em programas executáveis. No mundo UNIX/World, alguns programas são distribuídos somente como código fonte, outros pacotes incluem tanto fontes quanto binários, enquanto outros ainda são distribuídos somente na forma binária.
Boot Disk
(Disco de Boot) Um disquete (floppy) contendo o suficiente de um sistema operacional (como o Linux) para bootar (inicializar) um computador e executar alguns programas essenciais na linha de comando. Este tipo de disco pode ser necessário se o sistema não pode ser inicializado por alguma razão. Um disco de boot pode ser usado para particionar e formatar o disco rígido, recuperar o Master Boot Record, ou copiar arquivos específicos, entre outras coisas.
Bot
Abreviação para Robot. Um programa projetado para procurar informações na Internet com pouca intervenção humana.
Bourne Shell
Um shell de linha de comando popular que oferece muitas vantagens sobre o prompt de comando DOS (veja também Bash e Korn Shell).
BSD UNIX
Berkeley Software Distribution) - distribuição UNIX da Universidade da California em Berkeley (veja também FreeBSD).
Bzip2
Um programa de compressão de arquivos novo para o UNIX/Linux, que gera arquivos menores que o Gzip.

C

CGI
(Common Gateway Interface) - Usada em servidroes Web para transmitir dados entre scripts e/ou aplicações e então retornar os dados para a página Web ou browser. Scripts CGI são geralmente criados com a linguagem Perl, e podem gerar conteúdo Web dinâmico (incluindo cestas de compras de e-commerce, grupos de discussão, formulários de pesquisas, notícias atualizadas, etc.).
CHS
(Cylinder/Head/Sector - Cilindro/Cabeça/Setor) - Informações de disco solicitadas pelo FDISK durante o particionamento de discos.
Client
(Cliente) - Uma máquina que solicita serviços (e-mail, por exemplo) de um servidor.
CLU
(Command Line Utility - Utilitário de Linha de Comando) - Um programa que é executado em uma sessão de linha de comando, ou shell, como o Tar ou o Mkdir.
Cluster
Uma rede de workstations (PCs ou outras) executando o Linux (veja também Beowulf).
COLA
Uma maneira abreviada de se referir ao newsgroup da Internet comp.os.linux.announce, em que matérias relacionadas ao Linux são anunciadas.
Command Line Interface
(CLI -- Interface de Linha de Comando) - uma sessão modo texto em full-screen ou em uma janela, em que o usuário executa programas escrevendo comandos com ou sem parâmetros. O CLI mostra a saída do sistema operacional ou programa e fornece um prompt de comadno para a entrada do usuário.
Command Prompt
O termo DOS/Windows e OS/2 para a parte da linha de comando em que o usuário escreve comandos (veja também Shell Prompt).
Compile
(Compilar) - Transformar código fonte de um programa em um programa executável.
Compiled Language
(Linguagem Compilada) - Uma linguagem que exige um programa compilador para transformar o código fonte de uma linguagem de programação em um programa binário executável em linguagem de máquina. Após compilado uma vez, o programa pode ser executado novamente a partir de sua forma binária sem precisar ser compilado novamente. Liguagems/programas compilados tendem a ser mais rápidos que linguagens interpretadas ou de p-code, mas exigem compiladores (que podem ser caros), e geralmente são mais difíceis de programar que linguagens interpretadas e de p-code. Exemplos de linguagens compiladas são o C e C++, COBOL e FORTRAN.
Compiler
(Compilador) - Um programa usado para transformar código fonte em um programa executável.
Console Application
(Aplicação de Console) - Um programa de linha de comando que não exige (ou talvez nem ofereça) uma interface gráfica para ser executado.
Cron
Um daemon Linux que executa tarefas especificadas em determinadas horas ou intervalos.

D

Daemon
Um processo de segundo plano do sistema operacional que normalmente possui níveis de segurança de nível de root. Um daemon geralmente fica aguardando em segundo plano até que algo dispara sua atividade, como uma data ou hora específica, um intervalo de tempo, a chegada de um e-mail, etc.
Desktop
A interface de usuário do sistema operacional, que é projetada para representar uma mesa de escritório com objetos. Em vez de telefones físicos, lâmpadas, caixas de entrada/saída, etc., o desktop do sistema operacional usa ícones de programas e dados, janelas, barras de tarefas, e assim por diante. Existem muitos ambientes de desktop diferentes disponíveis para o Linux, incluindo o KDE, o GNOME, e o X11, que podem ser instalados por um usuário (veja também GUI, Window Manager e X Window System).
Device Driver
Um programa que serve de intermediário entre o sistema operacional e um dispositivo (portas, driver, monitores, impressoras, etc.) informando ao sistema operacional quais funcionalidades o dispositivo tem e traduzindo os comandos do sistema operacional em instruções que o dispositivo entende.
Distribution
(Distribuição) - Um pacote do kernel Linux (núcleo) com várias interfaces de usuário, utilitários, drivers, e outros softwares em um pacote para o usuário. Geralmente disponível como um donwload gratuito ou um pacote de CD-ROM barato. Distribuições populares incluem o Caldera OpenLinux, CoreLinux, Debian, Red Hat, Slackware, SuSE, TurboLinux e outras.
Dpkg
(Debian Package Manager - Administrador de Pacotes Debian) - Uma ferramenta de empacotamento e instalação para downloads de Internet, incluída com o Debian Linux mas compatível com outras distribuições. Ela produz arquivos com extensão .DEB. Similar ao RPM.

E

Emacs
(Editando com MACroS) - Um editor de textos popular.
Enlightenment
Uma das várias interfaces de usuário (window managers). Para mais informações sobre o Enlightenment, passe em www.Enlightenment.org (veja também AfterStep, GNOME, KDE e X Window System).

F

File System
(Sistema de Arquivos) Um sistema de programas que informam ao sistema operacional como acessar e interpretar o conteúdo de um disco ou unidade de fita, ou outra média de armazenamento. Sistemas de arquivos comuns incluem: FAT e FAT-32 (DOS/Windows), HPFS (OS/2), NFS, NTFS (Windows NT/2000), e outros.
Filter
(Filtro) Um programa que lê dados (de um arquivo, saída de um programa ou informações de linha de comando) como entrada, processa os mesmos de acordo com um conjuntod e condições predefinidas (por exemplo, ordenadas alfabeticamente) e fornece na saída os dados processados. Alguns filtros incluem o Awk, Grep, Sed e Sort.
Finger
Um comando UNIX/Linux que fornece informações sobre os usuários que estão logados.
Foreground Process
(Processo em primeiro plano) Em um sistema operacional multitarefa, como o UNIX/Linux, o processo em primeiro plano é o programa com o qual o usuário está interagindo atualmente (por exemplo, informando dados). Diferentes programas podem estar em primeiro plano em diferentes momentos, conforme o usuário pula de um para outro. Em um ambiente de janelas, é a janela que está no topo de todas as outras.
FreeBSD
(Free Berkeley Software Distribution) - Similar ao Linux no fato de incluir muitos programas GNU e rodar a maioria dos pacotes que rodam no Linux. Entretanto, algumas funções do kernel são implementadas de forma diferente (veja também BSD UNIX)
FTP
(File Transfer Protocol -- Protocolo de Transferência de Arquivos) Um método de transferir arquivo de e para outros computadores -- geralmente repositórios de software.

G

GCC
(GNU C Compiler -- Compilador C GNU) Um compilador C de alta qualidade governado pela GPL
GIMP
(GNU Image Manipulation Program -- Programa GNU de Manipulação de Imagens) Um programa editor de imagem popular para o Linux.
GNOME
(GNU Network Object Model Environment -- Ambiente de Modelo de Objetos de Rede GNU) Uma das várias interfaces de usuário (window manager) para o Linux, feito com o Gtk. Para mais informações sobre o GNOME, vá para www.gnome.org (veja também AfterStep, Enlightenment, KDE e X Window System).
GNU Project
(GNU is Not Unix) Um esforço do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Free Software Foundation (FSF) para desenvolver e promover alternativas para implementações UNIX proprietárias. O software GNU é licensiado sob a GPL.
GNU/Linux
O mesmo que Linux. Assim chamado por que muitos dos componentes incluídos em uma distribuição Linux são ferramentas GNU.
GPL
(GNU General Public License -- Licença Pública Geral GNU) Uma licença de uso comum e redistribuição. Visite www.linuxdoc.org/LDP/gs/app-gpl/node1.html para ver uma cópia da licença GPL.
Grep
(Global Regular Expression and Print -- Expressões Regulares Globais e Impressão) Uma feramenta que pesquisa em arquivos por uma string de texto e apresenta quaisquer linhas que contenham o padrão.
Gtk/Gtk+
(GIMP ToolKit) Um biblioteca gráfica open source poderosa e rápida para o X Window System no UNIX/Linux, usada por progrmadores para criar botões, menus e outros objetos gráficos (veja também GNOME, Modtif e Qt).
GUI
(Graphical User Interface -- Interface Gráfica ao Usuário) A coleção de ícones, janelas e outras imagens gráficas de tela que fornecem interação do usuário com o sistema operacional (veja também Desktop e Window Manager).
Gzip
(GNU zip) O rpograma de compressão de arquivos original do UNIX/Linux. Versões recentes produzem arquivos com extensão .gz (uma extensão .z ou .Z indica uma versão antiga do gzip). A compressão é usada para compactar arquivos para economizar espaço de armazenamento e reduzir o tempo necessário para transferir os arquivos (quando combinado com o Tar, a extensão de arquivo resultante pode ser .tgz, .tar.gz ou .tar.Z).

H

Home Directory
O diretório em que o usuário é posto após efetuar o log in no sistema.
HTML
(Hyper Text Markup Language -- Linguagem de Marcação de Hiper Texto) A linguagem de marcaçã padrão para o projeto de páginas Web. "Tags" de marcação, ou comandos de formatação, permitem que o projetista de páginas Web especificar destaques, posicionar imagens, criar hiperlinks, etc.
HTTP
(Hyper Text Transfer Protocol -- Protocolo de Transferência de Hiper Texto) Um conjunto de diretrizes criadas para solicitar e enviar páginas Web baseadas em HTML.

I

Init
O primeiro processo executado imediatamente após a carga do sistema operacional. Ele inicia o sistema em modo mono-usuário ou dispara um shell para ler os arquivos de inicialização, e abre portas designadas como portas de login.
Interpreted Language
(Linguagem Interpretada) Diferente de um programa compilado, que é convertido de código fonte a executável uma vez, por um compilador, e então é executado a partir de sua forma binária, um programa interpretado é convertido para binário a cada vez que é executado, por um programa interpretador. Linguagens interpretadas (e também seus programas) tendem a ser mais lentas que programas/linguagens compiladas e p-code, e geralmente tem autorização limitada a funções de baixo nível do sistema operacional ou de acesso direto a hardwaer. Por outro lado, elas não exigem compiladores (que podem ser caros), e geralmente são incluíds junto com o sistema operacional, e geralmente são mais fáceis de programar que linguagens compiladas. Exemplos de linguagens interpretadas são o BASIC, Perl, Python e REXX/Object REXX.

J

Java®
Uma linguagem de progrmação orientada a objetos desenvolvida pela Sun Microsystems® para ser independente de sistema operacional. O Java é geralmetne suado em servidores Web. Aplicações Java e applets são às vezes oferecidos como downloads para serem executados no sistema do usuário. A programação Java pode produzir aplciações, ou pequenas "applets" Java. O Java é uma versão um pouco simplificada da linguagem C++, e é normalmente interpretada em vez de compilada (veja também JIT Compiler).
Java Applets
Pequenos programas Java que são inseridos em uma página Web e executados em um browser, não como uma aplicação stand-alone. Applets não podem acessar alguns recursos no computador local, como arquivos e dispositivos seriais (modems, impressoras, etc), e geralmente não podem se comunicar com outros computadores na rede.
JavaBeans
Uma arquitetura de componentes da linguagem Java. Os componentes JavaBeans são chamados de Beans.
JavaScript
Uma linguagem de script multi plataforma para World Wide Web, vagamente relacionada ao Java. Ela pode ser usada como uma linguagem de scripting do lado do servidor, como uma linguagem embutida em páginas HTML que são tratadas pelo servidor, e como uma linguagem embutida para navegadores.
JDK
(Java Development Kit -- Kit de Desenvolvimento Java) Uma ferramenta de programação Java da Sun, IBM ou outros, disponível para o UNIX/Linux e outros sistemas operacionais.
JFS
(Journaled/Journaling File System) Um sistema de arquivos que incluir funcionalidades internas de backup e recuperação. Alterações no índice são escritas em um arquivo de log antes que as alterações sejam usadas de forma que se o índice é corrompido (por uma falha de energia durante a escrita do índice, por exemplo), o índice pode ser reconstruído do log, incluindo as alterações.
Jini®
Pronunciado "Genie". Software da Sun que funciona parecido com o "plug-and-play", permitindo que dispositivos de hardware anunciem a si mesmos ao sistema operacional (fornecendo detalhes sobre o dispositivo) quando o hardware é inserido, sem exigir que o sistema seja reiniciado. Também anuncia-se para a rede em que o sistema está conectado, provendo compartilhamento de rede facilitado do dispositivo.
JIT Compiler
(Just In Time Compiler) Um compilador da linguagem Java que permite que programas interpretados Java sejam compilados automaticamente me linguagem de máquina nativa enquanto é carregado, para uma performance mais rápida do programa. Alguns JVMs incluem um compilador JIT.
Journaling
O mesmo que "logging". Escrever informações a um arquivo diário (log) como um método de registrar alterações.
JVM
(Java Virtual Machine -- Máquina Virtual Java) Um ambiente de execução Java, exigido para a execução de programas Java, que inclui um interpretador Java. Uma JVM diferente é exigida para cada sisteam operacional único (Linux, OS/2, Windows 98, etc.), mas qualquer JVM pode executar a mesma versão de um programa Java.

K

KDE
(K Desktop Environment -- Ambiente de Desktop K) Uma de várias interfaces de usuário (window managers) para o inux, feita com o Qt. Para maiores informações sobre o KDE, vá para www.kde.org (veja também AfterStep, Enlightenment, GNOME e X Window System).
Kernel
(Núcleo, cerne) O núcleo do sistema operacional, sobre o qual todos os outros componentes são apoiados. O kernel administra tarefas como interação de baixo nível com hadraware e o compartilhamento de recursos, incluindo alocação de memória, entrada/saída, segurança, e acesso de usuário.
Korn Shell
Uma versão melhorada do Bourne Shell, incluindo suporte extensivo a scripting, e edição de linha de comando. Ele suporta muitos scripts escritos par ao Bourne Shell (veja também Bash).

L

LGPL
(Library/Lesser GPL) Uma variação da GPL que cobre bibliotecas para programas.
LHArc
Um velho método de compactação e arquivamento de arquivos raramente usado. Arquivos empacotados com esta tecnologia tipicamente tem uma extensão .lha ou .lzh.
LILO
(LInux LOader) Um utilitário de administração de partições de boot popular, capaz de inicializar outros sistemas operacionais além do Linux. Não é específico a sistemas de arquivos.
Linux
UM sistema operacional parecido com o UNIX open source, originalmente iniciado por Linus Torvalds. "Linux" realmente se refere somente o kernel do sistema operacional, ou núcleo. Mais de 200 pessoas contribuiram para o desenvolvimento do kernel Linux. O resto de uma distribuição Linux consiste de vários utilitários, drivers de dispositivos, aplicações, interface de usuário e outras feramentas que geralmente podem ser compiladas e executadas em outros sistemas operacionais UNIX.
Linux para RS/6000®
Uma versão do Linux disponível na SuSE que é projetada para rodar em um supercomputador IBM RS/6000. Para informações sobre o Enterprise Linux para RS/600, leia www.suse.com/suse/news/PressReleases/ibmS6000.html ou vá à home page da SuSE em www.suse.com.
Linux para s/390®
Uma versão do Linux projetada para ser executada em computadores mainframe IBM S/390 como um sistema operacional cliente em uma sessão de Máquina Virtual. Para mais informações, vá para oss.software.ibm.com/developerworks/opensource/linux390; para um artigo interessante sobre as vantagens de combinar o Linux com a arquitetura de um s/390, veja www.linuxplanet.com/linuxplanet/reports/1532/1; Vá para www.suse.com/suse/news/PressReleases/ibmsuse.html para informações sobre o SuSE Linux para S/390.
Log
Armazenar mensagens de sistema, aplicação, ou erros. Também é chamado o arquivo que guarda estas informações.
Lynx
Um browser Web não gráfico (baseado em modo texto) popular.

M

Macro
Um conjunto de instruções armazenadas em uma forma executável. As macros podem ser específicas de uma aplicação (como em uma macro de planilha ou macro de editor de textos, que executam passos específicos dentro daquele programa) ou de propósito geral (por exemplo, uma macro de teclaod que escreve o user ID quando o Ctrl+U é pressionado no teclado).
Man
O comando UNIX/Linux para ler as páginas de manual online.
MBR
(Master Boot Record -- Registro de Boot Mestre) O primeiro setor físico em um disco bootável. O local em ue a BIOS do sistema examina quando o computador é ligado, para determinar que partição está ativa, antes de ler o primeiro setor (boot) daquela partição e iniciar o boot a partir daquela partição.
Mesa
Uma implementação do OpenGL (Open Graphics Library -- Biblioteca Gráfica Aberta) API (Application Programming Interface -- Interface de Programação de Aplicações). Ela fornece padrões e um conjunto de ferramentas para escrever software gráfico 2D e 3D com suporte em hardware.
MIME
(Multipurpose Internet Mail Exchange -- Troca de Mensagens Internet de Múltiplas finalidades) -- Um protocolo de comunicações que permite que mensagens de email incluam conteúdo que não seja texto (imagens, vídeo, ou áudio, por exemplo).
Motif
Uma biblioteca gráfica proprietária poderosa para o UNIX/Linux, desenvolvida pela Open Software Foundation, e usada por programadores para criar botões, menus e outros objetos gráficos para o X Window System (veja também Gtk/Gtk+).
Mount
Identifica um disco no sistema de arquivos antes do uso.
Multitasking
(Multitarefa) -- A capacidade de um sisstema operacional rodar mais de um programa, ou tarefa, em um dado momento. Um SO multitarefa cooperativo, como o Windows 95/98, exige que uma palicação voluntariamente libere recursos quando solicitada para que outra aplicação possa utilizar os mesmos. Um SO multitarefa preemptivo, como o UNIX/Linux, Windows NT/2000, ou OS/2, libera os recursos quando ordenado pelo sistema operacional, em uma base de tempo, ou prioridade, de forma que uma aplicação não pode bloquear recursos quando eles são necessários por outro programa (veja também Multithreading e Time-sharing).
Multithreading
A habilidade de um sistema operacional rodar concorrentemente programas que foram divididos em subcomponentes, ou threads. O multithreading, quando feito corretamente, oferece uma melhor utilização de processadores e outros recursos do sistema. A programação multithreaded requer um sistema operacional multitarefa/multithreading, como o UNIX/Linux, Windows NT/2000, ou OS/2, capazes de rodar muitos programas concorrentemente. Um processador de textos pode fazer um bom uso de multithreading, por que pode fazer correção ortográfica em primeiro plano, enquanto salva informações para o disco e envia saída para a impressora em segundo plano (veja também Thread).

N

NFS
(Network file System -- Sistema de Arquivos de Rede) -- Um sistema de arquivos que permite o compartilhamento de recursos em uma rede ou pela Internet.
Newbie
Alguém novo à Internet, computadores em geral, ou Linux em específico (por exemplo, um "Linux newbie").

O

Object-Oriented
(Orientado a Objetos) -- Uma metodologia de desenvolvimentod e software que oferece ao programador módulso de software padrão reutilizáveis (componentes), ao invés de exigir que o programador escreva código customizado a cada vez. O uso de componentes padrão reduz o tempo de desenvolvimento (por que a escrita e teste destes componentes já foi feita por outros programadores) e garante um aspecto e comportamento padrão para programas que usam os mesmos componentes.
OO
Veja Object-Oriented
Open Source
Um termo um tanto ambíguo que refere-se a softwaer qeu é liberado com seu código fonte. O fato que o código fonte está disponível não significa necessariamente que os usuários possam modificar e redistribuir o código fonte. O termo é às vezes usado em lugar de "free software", apesar de nem sempre serem a mesma coisa (veja também Public Domain e Shareware).
OSS
(Open Sound System) -- Um driver de dispositivo para acessar placas de som e outros dispositivos sob o UNIX/Linux. Ele evoluiu do Linux Sound Driver, e suporta a maioria dos chips de áudio e adaptadores.
OSS
(Open Source Software) -- Veja Open Source.
Owner
O usuário que tem acesso privilegiado a um arquivo; tipicametne é o usuário que criou o arquivo.

P

P-code Language
(Linguagem de P-code/Pseudo-código) -- Um tipo de linguagem interpretada. Linguagem P-code são um tipo de híbrido, ficando entre as linguagens compiladas e as linguagens interpretadas na forma que são executadas. Como uma linguagem interpretada, os programas P-code são convertidos para uma forma binária automaticamente quando são executadas, ao invés de serem compilados. Entretanto, diferente de uma linguagem compilada o binário executável é armazenado em pseudo-código, não em linguagem de máquina. Além disso, diferente de uma linguagem interpretada, o programa não tem que ser convertido para binário cada vez que é executado. Após ser convertido para P-code a primeira vez, a versão em pseudo-cpodigo é usada em cada execução adicional. Linguagens P-code (e portanto seus programas) tendem a ser mais lentas que linguagens compiladas e programas, mas mais rápidas que linguagens interpretadas, e elas geralmetne tem autorização para algumas funções de baixo nível do sistema operacional, mas não tem acesso direto a hardware. Elas não exigem compiladores que às vezes são caros, e geralmente são incluídas com os sistemas operacionais, e algumas linguagens de P-code são mais fáceis de programar que linguagens compiladas. Exemplos de linguagens P-code são o Java, Python e o REXX/Object REXX.
PAM
(Pluggable Authentication Modules -- Módulos de Autenticação Plugáveis) -- Um módulo de autenticação de usuário substituível para segurança de sistema, que permite que programas sejam escritos sem saber qual esquema de autenticação será usado. Isto permite que um módulo seja substituído por outro módulo diferente mais tarde sem que os programas tenham que ser reescritos.
Panel
(Painel) -- O nome do equivalente Linux da barra de tarefas (Taskbar) do Windows.
Partition
(Partição) -- Uma seão contígua de uma unidade de disco que é tratada pelo sistema operacional como um drive físico. Assim, um disco de drive pode ter várias letras de drive atribuídas a si.
PCF fonts
(Fontes PCF) -- Uma variedade de fontes bitmap que é usada no X Window System.
PD
Veja Public Domain.
PDF files
(Arquivos Portable Document Format -- Formato de Documento Portável) -- Arquivos binários criados com o Adobe Acrobat ou outro programa capaz de produzir saída neste formato. Usado para produzir documentos independentes de sistema operacional, que podem ser visualizados usando o Acrobat Reader ou outros programas, incluindo browsers Web equipados com um plug-in Acrobat Reader.
Perl
(Practical Extraction and Report Language -- Linguagem Prática de Extração e Relatório) -- Uma linguagem comum de script/programação. geralmetne é usada em servidores Web UNIX/Linux em scripts CGI.
Permission
(Permissão) -- A autorização para ler e escrever arquivos e diretórios, e executar programas. Variados níveis de permissão pdoem ser atribuídos pelo superusuário, ou operador root, em uma base arquivo-por-arquivo ou diretório-por-diretório ou por nome de conta (User ID).
PGP
(Pretty Good Privacy -- Privacidade Quase Boa) -- um programa de criptografia de dados de chave pública de alta segurança, para o UNIX/Linux e outros sistemas operacionais.
Piping Symbol
(Símbolo de Encanamento) -- O caracter | do teclado (o caracter Shift-Backslash sobre a tecla Enter em um teclad de 101 teclas típico -- em um teclado ABNT, está à direita do Shift da esquerda). Geralmente é usado para alimentar a entrada de um programa com a saída de outro programa. Por exemplo, history | grep mcopy enviará o conteúdo do arquivo .bash_history (via o comando history) para o programa grep, que irá procurar pela string "mcopy" (veja também Append Symbol e Redirection Symbol).
Port/Ported/Porting
O processo de pegar um programa escrito para um sistema operacional ou plataforma e modificar o mesmo para ser executado em outro SO com funcionalidade similar. Geralmente há pouca ou nenhuma tentativa de personalizar o programa para se aproveitar das funcionalidades únicas ao novo sistema operacional, em oposição a otimizar uma aplicação para um sistema operacional específico.
Portable
(Portável) -- Um termo que se refere a software que é feito para ser usado em mais de um sistema operacional com pequenas mudanças e recompilação.
POSIX
(Portable Operating System Interface for uniX -- Interface de Sistema Operacional Portável para Unix) -- Um conjunto de padrões de interface de programação que governam como escrever o código fonte de uma aplicação de forma que a mesma seja portável entre sistemas oepracionais. O POSIX é baseado no UNIX, e é a base para a especificação X/Open do The Open Group.
PostScript
Uma linguagem de descrição de páginas desenvolvida pela Adobe Systems que informa a uma impressora como apresentar texto ou gráficos em uma página impressa.
PostScript Fonts
Uma larga variedade de fontes que podem ser usadas com o OS/2, MS Windows e o X Window System. Os arquivos de fonte incluem aqueles com extensão .afm, .pfa e .pfb. Algumas vezes chamadas de fontes Adobe Type 1, ou fontes ATM (Adobe Type Manager). As fontes PostScript tipicamente exigem uma imporessora compatível com PostScript (veja também BDF Fonts e TrueType Fonts).
Process
(Processo) -- Um programa em execução (veja também Multitasking e Multithreading).
Public Domain
(Domínio Público) -- Programas que estão disponíveis para serem utilizados e modificados por qualquer um, para qualquer objetivo, e podem até ser incorporados para distribuição em software comercial. Software sob Domínio Público não tem copyright, e o autor não tem nenhum direito sobre ele (veja também Open Source e Shareware).
Public Key Encryption
(Criptografia de Chave Pública) -- Um meto de criptografia de chave pública que envolve duas chaves separadas: uma chave pública e uma chave privada. Os dados criptografados com a chave pública podem ser descriptografados somente pela chave privada, e vice-versa. Tipicamente a chave pública é publicada e pode ser usada para criptografar dados que sejam enviados para o dono da chave privada,e a chave privada é usada para assinar dados.
Python
Uma linguagem de programação de p-code orientada a objetos.

Q

Qt
Uma biblioteca gráfica open source poderosa e rápida para o X Window System no UNIX/Linux, que é usada por programadores para criar botões, menus, e outros objetos gráficos (veja também Gtk/Gtk+ e KDE).
Queue
(Fila) -- Uma lista de tarefas aguardando execução, como em "a fila de impressão" ("the print queue").

R

RAID
(Redundant Array of Independent/Inexpensive Disks/Devices -- Grupo Redundanet de Discos/Dispositivos Independentes/Baratos) -- Um método para fornecer redundância de dados, performance melhorada e/ou rápida recuperação de dados de problemas de disco, pela distribuição ou duplicação de dados em múltiplos discos. Os tipos de RAID mais usados são o RAID 0 (Data Striping), RAID 1 (Disk Mirroring) e RAID 5 (Striping with Distributed Parity). Configurações de RAID tipicamente pedem discos SCSI (não IDE/EIDE) e podem exigir unidades idênticas (mesma capacidade, fabricante, modelo, etc.). Grupos RAID aparecem para o sistema operacional como um único dispositivo.
RC File
(Arquivo RC) -- Um arquivo script que contém as instruções para um programa (uma aplicação ou mesmo o sistema operacional). O arquivo, que é executado automaticamente quando o sistema operacional é iniciado, contém uma lista de instruções (comandos ou outros scripts) a serem executados.
RCS
(Revision Control System -- Sistema de Controle de Revisões) -- Um conjunto de programas que controla o acesso compartilhado a arquivos em um ambiente de grupo e mantém um controle das alterações nos arquivos texto. Geralmente usado para manter módulos de código fonte de programas.
Rdev
Um utilitário para obter informações sobre um sistema Linux. É usado para consultar e configurar uma imagem de dispositivo de boot, o modo de vídeo, o dispositivo de troca (swap) e um disco RAM
Redirection Symbol
(Símbolo de Redireção) -- O caracter > do teclado. Geralmente é usado para enviar a saída de um comando para um arquivo texto. Por exemplo, ls -a > output.txt envia a lista de arquivos do diretório atual para um arquivo chamado output.txt. A repetição do comando irá substituir o conteúdo do arquivo com novos dados (veja também Append Symbol e Piping Symbol).
RFS
(Remote File Sharing -- Compartilhamento Remoto de Arquivos) -- Um programa que permite que o usuário acesse arquivos em um outro computador como se eles estivessem no sistema do usuário.
Root Operator
(Operador Root) -- O ID de usuário que tem autoridade para executar todas as tarefas de nível de sistema (também chamado de Superuser/Superusuário).
Root Window
(Janela Root) -- A sessão que está por baixo da sessão de desktop do Linux.
RPM
(RPM Package Manager -- Gerenciador de Pacotes RPM) -- Uma ferramenta de empacotamento e instalação para downloads da Internet, incluída em algumas distribuições Linux. Ela produz arquivos com a extensão .RPM. Similar ao Dpkg.

S

Script
Um conjunto de comandos armazenados em um arquivo. Usados para uma execução automatizada e repetitiva (veja também RC File).
Session
(Sessão) -- Um período completo de interação entre o usuáiro e o sistema operacional, do login ao logoff.
Shareware
Uma forma de software comercial, que geralmetne é oferecida como "experimente antes de comprar". Se o cliente continua a usar o prodtuo após um curto período de experiência, ele é solicitado a pagar uma quantia especificada (veja também Open Source e Public Domain).
Shell
Uma janela em modo texto contendo uma interface de linha de comando para o sistema operacional.
Shell Prompt
A área de entrada de usuário de um shell. Enquanto no shell do DOS o prompt de comando designado como sendo um símbolo de Maior Que (>), no Linux ele geralmente é um sinal de porcentagem (%), cifrão ($) ou outro caracter especial, dependendo do shell usado (veja também Command Prompt).
Shell Script
Um script projetado para ser executado automaticamente quando um shell é iniciado.
SHTTP
(Secure Hyper Text Transport Protocol -- Protocolo de Transporte de Hiper Texto Seguro) -- Uma versão segura e criptografada do HTTP, usada para transações financeiras e envio de outras informações privadas pela Internet.
Slash
(Barra - /) -- O símbolo usado em nomes de diretórios, em vez da contrabarra (backslash - \) usada nos sistemas operacionais DOS/Windows e OS/2.
Source Code
Comandos de programação em sua forma mais pura, como foram entrados por um programador. Algumas linguagens de programação permitem que os coamndos sejam executados "on the fly" (à medida que são entrados) por um interpretador de comandos. Outras linguagens exigem que os comandos sejam compilados em programas executáveis (binários) antes que possam ser usados. No mundo UNIX/Linux, alguns softwares são distribuídos somente na forma de código fonte, outros pacotes incluem tanto o código fonte quanto binários, e outros ainda são distribuídos apenas no formato binário.
Spool
(Simlutaneous Peripheral Operation On Line -- Operação On Line Simultânea de Periférico) -- Enviar dados a um programa que enfileira as informações para uso posterior (como por exemplo, um spooler de impressora).
SQL
(Structured Query Language -- Linguagem de Consulta Estruturada) -- A linguagem usada para manipulação de registros e campos (linhas e colunas) em um banco de dados relacional. Algumas vezes pronunciada erroneamente como "sequel".
Steganography
(Esteganografia) -- Prática de esconder informações dentro de outras informações. Um exemplo é colocal uma marca d'água digital invisível em uma fotografia digitalizada.
String
Uma seqüência de caracteress, como em "search string" (string de pesquisa).
Superuser
(Superusuário) -- Usualmente sinônimo de operador root.
Swap
Mover temporáriamente dados (programas e/ou arquivso de dados) da memória de acesso aleatório para armazenamento de disco (swap out) ou de volta (swap in), para permitir que mais programas e dados sejam processados do que a memória física consegue manter. Também chamado de Memória Virtual.
Swap Space
(Espaço de Troca) -- Onde os dados objeto de Swap são armazenados temporariamente no disco. O Linux utiliza uma partição de disco dedicada para espaço de troca, ao invés de um arquivo de troca específico.
Symbolic link
(Link simbólico) -- Um alias ou atalho para um programa ou arquivo.
Sync
Forçar a gravação de toda entrada/saída pendente do disco.
Syslog
O UNIX/Linux System Logger, onde todas as mensagens do sistema ou erro são armazenadas.

T

Tag
Um comando em uma linguagem de marcação, como o HTML, para mostrar informações de uma certa forma, como negrito, centralizado, ou usando uma certa fonte.
Tar
(Tape ARchive) -- Uma ferramenta de empacotamento incluída no UNIX/Linux com o objetivo de montar uma coleçaõ de arquivos em um arquivo combinado para facilitar o arquivamento. Originalmente foi escrito para backup em fitas (tape), mas hoje pode ser usado com outras mídias de armazenamento. Quando executado sozinho, produz arquivos com extensão .tar. Qaundo combinado com o Gzip, para compressão de dados, a extensão de arquivo resultante pode ser .tgz, .tar.gz ou .tar.Z.
Tarball
Um arquivo craido pelo utilitário Tar, contendo um ou mais arquivos, opcionalmente compactados.
TeX
Um formatador de textos baseado em macros popular. A base para outros formatadores deste tipo, incluindo o LaTeX e o teTeX.
Text Editor
(Editor de Texto) -- Um programa para edição de arquivos texto. Similar a um processador de textos (word processor), mas sem a maioria/totalidade das funções de formatação (como margens, itálicos, fontes, etc.). Geralmente usado para escrever ou editar scripts, programas e arquivos de texto ASCII (como os README.1ST).
Text Formatter
(Formatador de Texto) -- Um programa que prepara um documento de texto para impressão, permitnido que o usuário faça várias funções de leiaute, como margens, cabeçalhos, rodapés, indentação, paginação e justificação às margens.
TFTP
(Trivial File Transfer Protocol -- Protocolo de Transferência de Arquivos Trivial) -- Uma versão simplificada do FTP sem autenticação ou muitas outras funcionalidades básicas do FTP.
Thread
Uma pequena peça do programa que funciona como um subconjunto independente de um programa maior, também chamado de "processo". Um programa multithreaded pode rodar muito mais rápido que um programa monolítico ou single-threaded, por que várias, ou muitas, tarefas diferentes podem ser executadas concorrentemente, em vez de serialmente (em seqüência). Além disto, threads em uma única aplicação podem compartilhar recursos e passar dados umas para as outras.
Time-sharing
Um método para permitir múltiplos usuários compartilharem um processador, alocando a cada usuário uma porção dos recursos do processador em uma base de tempo, e rotacionando os processos de cada usuário nestes segmentos de tempo (veja também Multitasking).
Torvalds, Linus
O criador original do kernel Linux em 1991, detentor do copyright Linux, e correntemente ainda é o coordenador do projeto de desenvolvimento do Linux.
Touch
Um comando que altera a marca de data/hora de um arquivo sem tocar o conteúdo do mesmo.
TrueType Fonts
(Fontes TrueType) -- Uma grande variedade de fontes projetadas para serem independentes de improessora, diferente das fontes PostScript. Disponíveis para o Apple Macintosh e o Windows. Não são usadas comumente no UNIX/Linux (veja também BDF Fonts e PostScript Fonts).
Tux
O nome do pinguim fictício mascote do Linux.

U

UNIX
O UNIX começou como um sistema operacional proprietário desenvovlido pela Bell Laboratories nos anos 1960. Eventualmente gerou um número de versões comerciais mutualmente incompatíveis, de companias como a Apple (Mac OS X), Digital (Digital UNIX), Hewlett-Packard (HP-UX), IBM (AIX®), NeXT (NeXTSTEP) e outras.
UUCP
Um conjunto de programas e protocolos que se tornaram a base para uma rede mundial de computadores UNIX. O nome vem de UNIX to UNIX Copy Program.

V

Virtual Desktop
Um método para expandir o espaço de trabalho do usuário além dos limites da tela do computador. O desktop pode ser rolável para a esquerda, direita, acima e abaixo, como se um desktop maior fosse posicionado atrás da tela de vidro e movido para revelar ícones, janelas e outros objetos que estavam "fora de cena", ou fora da vista. Alternativametne, como com o desktop KDE, múltiplos botões podem estar disponíveis, cada um apresentando uma área de desktop de mesmo tamanho que a tela de vidro e que pode conter cada um diferents objetos.
Virtual Machine
(Máquina Virtual) -- Máquinas Vrituais (VMs) são funcionalidades de chips de processamento central que isolam uma área de memória do resto do sistema. Como os sistemas operacionais e aplicações rodam em um ambiente de "modo protegido", se um programa trava em uma Máquina Virtual ele não irá afetar a operação de programas e sistemas operacionais rodando fora daquela Máquina Virtual.
Virtual Memory
(Memória Virtual) -- O processo de usar uma parte do espaço em disco como armazenamento temporário para memória. Sinônimo de Swap.
VRML
(Virtual Reality Modeling Language -- Linguagem de Modelagem de Realidade Virtual) -- Uma linguagem baseada na Web usada para efeitos 3D (como visualizações de edifícios).

W

Widget
Um objeto de programação de interface de usuário gráfica (botão, barra de rolamento, botão de rádio, etc.) para o X Window System (veja também X Window System).
Window Manager
A interface gráfica de usuário (GUI) que roda sobre o X Window para fornecer janelas, ícones, barras de tarefas e outros objetos de desktop ao usuário (veja também Desktop).
Working Directory
Outro nome para o diretório atual, ou diretório em que o usuário está trabalhando neste momento.
Workspace
Outro nome para o Root Windows ou Desktop.
Wrapper
Um programa usado para iniciar outro programa.

X

X Window System
Um ambiente de janelas gráfico para o UNIX. A programação subjacente necessária por muitas interfaces de usuário (veja também Desktop, Window Manager, e XFree86).
X11
Versão 11 do X Window System.
XDM
(X Display Manager) -- Front-end de login user-friendly para o X Window System. Geralmente usado em cyber café ou ambiente de Campus onde os usuários não familiares com o UNIX precisam de acesso ocasional.
XFree86
Uma versão do X Window System para Linux. Usado pelo GNOME, KDE e outras interfaces de usuário/window managers do Linux.
XHTML
(Extensible Hyper Text Markup Language -- Linguagem de Marcação de Hiper Texto Extensível) -- Uma versão melhorada do HTML que suprota extensões definidas pelo programador como o XML.
XML
(eXtensible Markup Language -- Linguagem de Marcação Extensível) -- Uma linguagem de marcação nova e poderosa para desenho de páginas Web, alternativa ao velho HTML, permitindo que programadores definam suas próprias tags de marcação, ou comandos de formatação.

Y

Y
(Why -- Por quê) -- Y not? (por quê não) Eu precisava de algo para colocar aqui...

Z

Zip
Uma forma popular de compressão/arquivamento de arquivos disponível em muitas plataformas de sistemas operacionais, incluindo DOS/Windows, OS/2, e UNIX/Linux. Entre as ferramentas populares estão incluídos o PKZip/PKUnzip e Zip/Unzip. Não confunda com o Iomega Zip disk, que é um dispositivo de armazenamento removível (só para confundir mais, um arquivo zipado pode ser armazenado em um disco Zip -- ou não. Eles não são relacionados). Arquivos zipados tem uma extensão .zip.
Zone
(Zona) -- Uma região de uma rede sob controle administrativo ou outro controle. Em uma configuração de servidor de nomes, um domínio pode ser uma zona. Zonas podem ser posteriormetne subdivididas em subzonas, casa uma tendo seus próprios administradores e servidores.
Zoo
Um formato de compressão e arquivamento popular em sistemas Amiga, mas também disponível para o UNIX/Linux. Arquivos empacotados desta forma tem uma extensão de arquivo .zoo.

Mark T. Chapman
IBM Server Group
Junho, 30, 2000

1