Página seguinte Página anterior Índice

6. Serviços Diferentes: Email, Web, FTP, Serviço de Nomes

No exmeplo anteriori, mostramos o Netscape enviando uma solicitação TCP para um servidor Web que está sendo executado em outro nó. Mas imagine que o nó com o servidor web também esteja rodando um servidor de Email, um servidor FTP, e um servidor de nomes: como ele sabe para qual servidor a conexão TCP é?

Esta é a razão pela qual o TCP e o UDP tem o conceito de `portas'. Todos os pacotes possuem um espaço para uma `porta destino', que informa para qual serviço é o pacote. Por exmeplo, a porta TCP 25 é o servidor de correio, e a porta TCP 80 é o servidor de web (apesar de você às vezes encontrar servidores web em portas diferentes). Uma lista de portas pode ser encontrada em `/etc/services'.

além disto, se duas janelas Netscape estão ambas acessando diferentes partes do mesmo web site, como a máquina Linux que está rodando o Netscape mantém em ordem os pacotes TCP que vem do servidor web?

É aqui que entra a `porta de origem': toda conexão TCP nova recebe uma porta de origem diferente, assim todas as conexões são mantidas separadas, mesmo se estão indo para o mesmo endereço IP e a mesma porta de destino. Geralmente a primeira porta de origem fornecida é 1024, e este número é aumentado com o tempo.


Página seguinte Página anterior Índice 1