Página seguinte Página anterior Índice

5. Nomes de Máquinas e Endereços IP

Assim, toda interface em todos os nós tem um endereço IP. Logo se descobriu que os humanos são bem ruins para lembrar números, e foi decidido (como nos números de telefone) ter um diretório de nomes. Mas desde que estamos uando computadores de qualquer forma, é melhor deixar para o computador encontrar os nomes para nós automaticamente.

Assim nós temos o Domain Name System (DNS). Existem nós com endereços IP de conhecimento geral os quais os programas pode perguntar por nomes, e receber de volta endereços IP. Quase todos os programas que você vai usar são capazes de fazer isto, o que é a razão pela qual você pode colocar `www.linuxcare.com' no Netscape, em vez de `167.216.245.249'.

Obviamente você vai precisar saber o endereço IP de pelo menos um destes `servidores de nomes': geralmente eles são mantidos no arquivo `/etc/resolv.conf'.

Uma vez que as consultas e respostas DNS são bem pequenas (um pacote cada uma), o protocolo TCP geralmente não é usado: ele fornece retransmissão automática, ordenamento e controle de confiabilidade genérico, mas ao custo do envio de pacotes extra pela rede. Em vez, usamos o `User Datagram Protocol', mais simples, que não oferece nenhuma das funcionalidades legais do TCP que nós não precisamos.


Página seguinte Página anterior Índice 1