Linux

Linux by Grossmann

VI - Dicas

O vi é um excelente editor de textos e está presente não só nas distribuições “grandes” como e boa parte das mini distribuições, seja na versão full, seja em um clone minimalista. Reunidas aqui o internauta vai encontrar algumas dicas sobre o mesmo. Se são ou não úteis, cabe ao mesmo decidir.

Boa parte das dicas aqui colocadas podem ser encontradas com uma melhor explicação nos muitos tutoriais do vi que existem na Internet. Quem é esperto, já conhece o Google, o melhor amigo de quem procura informações na Internet. E quem não sabia, ficou mais esperto agora ;-)


  VIm Tutor  

Se você realmente é novato no vim (a encarnação do vi que geralmente acompanha as distribuições Linux) há um tutorial que pode ser executado na linha de comando chamado vimtutor.

Tudo o que você precisa fazer é executar a linha de comando abaixo em um shell ou no console:

vimtutor

Se você receber uma mensagem de erro informando que o comando não existe, verifique se você instalou o pacote vim-common (para o Conectiva Linux este é o nome do pacote).


  Modos  

O vi é um editor que trabalha com o conceito de modo de operação. Normalmente ele inicia no modo de comando, ou seja, quaisquer letras tecladas serão interpretadas como comandos e não serão inseridas no seu texto.

  Inserção  

Para entrar no modo de inserção, basta teclar a tecla i. Para sair do modo de inserção, tecle Esc. Quando você entra no modo de inserção, o texto que você digitar será colocado antes do caracter sob o qual estava o cursor quando você apertou o i. Se você usar o I, então a inserão se dará no início da linha atual.

Outra forma de entrar no modo de inserção é usar a tecla A, que vai colocar o cursor no fim da linha e vai inserir o texto após o último caracter da linha. Isto resolve o dilema de como acrescentar texto no fim da linha...

Outro atalho para entrar no modo de inserção é teclar a tecla Insert ou Ins. Se você estiver no modo de inserção e apertar esta tecla, o vi passa para o modo de sobrescrita, ou “overwrite”.


  Navegação  

Um dos aspectos interessantes sobre o vi é o modo que o mesmo funciona. A maioria dos comandos pode ser executada apenas com uma letra: o vi foi feito para ser utilizado nos antigos terminais burros, aproveitando todas as capacidades do mesmo de forma que não é necessário um terminal gráfico para usar o mesmo, ou até mesmo um mouse.

É bom ficar atento ao CapsLock. O vi tem comandos diferentes para letras maiúsculas e letras minúsculas. Segue uma tabela de comandos de movimentação mais comuns.

Tecla Ação
w Avança uma palavra, pontuação conta como separador
W Avança uma palavra, apenas espaços e Tabs são considerados separadores
$ Vai ao fim da linha
0 Vai ao início da linha
( Vai ao início da frase atual, ou ao início da frase anterior
) Vai ao fim da frase atual, ou ao início da próxima frase
{ Vai ao início do parágrafo atual
} Vai ao fim do parágrafo atual

  Repetir e Desfazer Comandos  

Para desfazer um comando, basta teclar u, de “undo”. Para repetir o comando anterior, basta teclar . (o ponto). Mas isto só vale para o modo de comando.


  Trabalhando com Blocos  

AFAIK, o vi não tem o mesmo conceito de blocos que existe em editores mais sofisticados, mas possue o conceito de buffers. Um texto pode ser copiado para um buffer, ou recortado do texto e copiado para um buffer. Podem haver vários buffers e os buffers podem receber nomes.


  Vim CookBook  

Estou inserindo aqui uma tradução e adaptação do Vim Cookbook, um “livro de receitas” para fazer algumas atividades no vim.

Para acessar o Vim CookBook, clique aqui.



© 2001 César A. K. Grossmann
Esta página é OpenContent, e pode ser utilizada nos termos da OpenContent License.
1