Next Previous Contents

1. Introdução

O X Window System é um sistema de interface gráfica ao usuário (GUI) que trabalha no modelo cliente/servidor. Isto significa que as aplicações são independentes do software responsável pela apresentação dos elementos gráficos, comunicando-se com este via um protocolo, o X Window Protocol.

Uma das possibilidades que o X Window System oferece é a de executar uma aplicação em um host, e controlar a mesma aplicação em outro host. Isto é conseguido de maneira bem simples, basta informar na linha de comando qual o host que o aplicativo deve se conectar. Por exemplo:

$ DISPLAY=myhost.example.org:0.0 xterm &
                
O trecho acima irá iniciar um xterm no computador em que o comando foi executado, mas sua janela irá aparecer no host myhost.example.org.

Além de abrir uma gama de possibilidades de usos, esta funcionalidade também abre o servidor para uma gama de abusos. Entre os abusos, podemos citar a cópia da tela do seu computador, ou o registro de todas as teclas pressionadas.

Assim sendo, antes de sair por aí usando o X em rede, ou mesmo em uma máquina stand-alone, é importante entender como funciona a segurança e de que formas o usuário pode se proteger contra a espionagem do seu X.


Next Previous Contents 1