Página seguinte Página anterior Índice

4. Quem diabos é você, e por que você está brincando com meu kernel?

Eu sou Rusty Russel, o mantenedor do Linux IP Firewall e somente outro programador que aconteceu de estar no lugar certo na hora certa. Eu escrevi o ipchains (veja Como eu faço Filtragem de Pacotes no Linux? acima para o crédito devido às pessoas que realmente fizeram o trabalho), e aprendeu o suficiente para conseguir fazer a filtragem de pacotes certa desta vez. Eu espero.

A WatchGuard, uma excelente companhia de firewalls que vende o plug-in realmente legal Firebox, ofereceu-se para pagar-me para não fazer nada, assim eu posso gastar todo meu tempo escrevendo estas coisas, e mantendo as coisas que já fiz. Eu previa um tabalho de 6 meses, e ele demorou 2, mas eu acho que no fim eu fiz tudo certo. Muitas reescritas, um problema de disco rígido, um laptop roubado, um par de filesystems corrompidos e uma tela quebrada mais tarde, e aqui está.

Enquanto estou aqui, eu quero esclarecer algums enganos: eu não sou um guru do kernel. Eu sei isto por que o meu trabalho no kernel me colocou em contato com alguns deles: David S. Miler, Alexey Kuznetsov, Andi Kleen, Alan Cox. Entretanto, todos eles estão ocupados fazendo a mágica mais profunda, me deixando para caminhar nas pontas rasas onde é mais seguro.


Página seguinte Página anterior Índice 1