Página seguinte Página anterior Índice

9. Resumo

A Internet moderna usa pacotes IP para fazer a comunicação, e a maior parte destes pacotes IP usam o TCP dentro de si. Nós especiais chamados `roteadores' conectam todas as pequenas redes juntas em redes maiores, e repassam estes pacotes para o seu destino. A maior parte das máquinas normais só está conectada a uma rede (ou seja, tem somente uma interface), e assim não são roteadores.

Toda interface tem um único endereço IP, que se parece com `1.2.3.4': interfaces na mesma rede terão endereços IP relacionados, com o mesmo início, da mesma forma que conexões telefônicas na mesma área tem o mesmo prefixo. Estes endereços de rede parecem com endereços IP, com uma `/' para dizer quanto dela é o prefixo, como por exemplo `1.2.0.0/16', significando que os dois primeiros dígitos são o endereço de rede: cada dígito representa 8 bits.

As máquinas recebem nomes pelo Domain Name Service: programas pedem aos servidores de nome que informem o endereço IP, dando um nome como `www.linuxcare.com'. Este endereço IP é então ussado como endereço de IP de destino para falar com aquele nó.

O rusty é realmente ruim escrevendo documentação, especialmente para novatos.

Bom proveito!

Rusty.


Página seguinte Página anterior Índice 1